Ensinar Sociologia tem se tornado um desafio para os professores do ensino médio brasileiro primeiro, por ser considerada uma disciplina entediante e até desnecessária entre muitos estudantes e segundo pelo atual desmonte que a educação vem sofrendo, em especial essa disciplina e sua carga horária diminuta . Além disso, os últimos anos não tem sido fáceis para área das ciências sociais, que além dos desmontes sofridos com a então mudança na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ainda vem sofrendo ataques diretos do governo federal que traz falácias exorbitantes sobre a disciplina além de discursos de a disciplinar ser “mecanicismo de doutrinação comunista”. Por consequência se tornando ainda mais desgostosa entre os estudantes e vista com maus olhos por uma maioria de pais e responsáveis, em especial os conservadores. Ademais, presente trabalho trata-se de um relato de experiências vivenciadas na disciplina de estágio supervisionado 1 do curso de licenciatura plena em Ciências Sociais. Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa direcionado ao trabalho de conclusão de curso da autora.