O presente esgotamento, cansaço patológico e mental é uma importante discussão em meio a proposta do Novo Ensino Médio, sendo um conflito sociológico na Educação Contemporânea perante a Sociedade do Cansaço (Han, 2017). O objetivo é analisar o conceito apresentado da Sociedade do Cansaço como chave interpretativa, acerca de fenômenos presentes na atualidade como a proposta do Novo Ensino Ensino Médio. Os objetivos específicos são: analisar a proposta da avaliação por competências e habilidades perante o "sujeito do desempenho" e refletir sobre a incompatibilidade do currículo com o contexto escolar. A metodologia é revisão bibliográfica da obra “Sociedade do Cansaço” de Byung-Chul Han (2017) à luz de outros autores que também se aproximam desta temática como Kafka (2012) e Sennett (1999). A reflexão considerou que é de fundamental importância a relação da obra com o Novo Ensino Médio, mediante a influência do pensamento neoliberal do rendimento que culpa o sujeito pela condição de seu fracasso. Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. BNCC. Brasília – DF, 2017. HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis - RJ. Vozes, 2017. KAFKA, Franz. Aforismos reunidos. Introdução e tradução de Modesto Carone. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012. SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.