A compreensão da importância da Sociologia Escolar na grade curricular do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (CAp/Ufac), foi foco central do presente trabalho. A pesquisa é parte da proposta de reformulação da grade curricular do Ensino Médio e busca compreender o olhar do estudante Capiano e suas percepções a respeito do ensino, de suas temáticas e dinâmicas trabalhadas em sala, além de problematizar qual perfil da Sociologia será constituída nesse novo currículo. A referente pesquisa, possui relevância pois urge a necessidade de que a escola adeque ao Novo Ensino Médio. Dito isso, a justificativa da pesquisa, busca compreender da importância da Sociologia Escolar na formação do aluno. O público alvo, foram os alunos do Ensino Médio e do 9? ano do Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 13 e 18 anos, e teve como objetivo a construção coletiva a partir do olhar estudantil da nova ementa da disciplina. . O levantamento de dados, deu-se através de questionário digital com questões voltadas ao ensino da Sociologia, encaminhada por meio do compartilhamento direto, acompanhando de card explicativo da pesquisa. O questionário foi respondido por 33% dos estudantes, que responderam questões sobre Sociologia Escolar; carga-horária, temas trabalhados e se gostariam de ter contato com a disciplina no 9? do FII.