Neste estudo, investigamos as consequências objetivas da Reforma do Ensino Médio à vida profissional dos graduados em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) que atuam na Educação Básica de Pernambuco. A Reforma do Ensino Médio, implementada de forma obrigatória nas escolas públicas de todo o país a partir de 2022, tem suas bases legais e curriculares fundamentadas na Lei nº 23.415/2017 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora as mudanças causadas por essa reforma tenham incidido sobre todos os professores e alterado a organização escolar que tinha se estabelecido, busca-se compreender como essas pessoas negociam suas identidades profissionais nesse cenário incerto de mudanças, que inclui diminuição da carga horária de Sociologia. Este trabalho, um recorte desse objetivo, apresenta os resultados parciais desta pesquisa contextualizando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco, descrevendo, a partir dos dados disponibilizados pelo Censo Escolar de 2020, o perfil desses profissionais e mapeando quais cargos ocupam, e sistematizando os conceitos de “profissionalidade” e identidade docente, que guiam teoricamente nossa análise. Os resultados preliminares indicam que, no contexto do Novo Ensino Médio, os professores de Sociologia estão sendo direcionados a ocupar outros cargos e disciplinas, como Projeto de Vida e as eletivas possíveis, distanciando esses profissionais de suas formações iniciais em Sociologia.