O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções docentes sobre as categorias trabalho e saúde mental, no contexto do retorno às aulas presenciais no momento intitulado “pós-pandemia”. Para tal, além da análise bibliográfica sobre a temática, ocorreu a aplicação de um questionário on-line semi estruturado, destinado a professores(as) de Curitiba e sua região metropolitana, que atuam na rede pública de ensino. Ao todo, foram elaboradas 22 perguntas, sendo estas de múltipla escolha e descritivas, e, ao final, contabilizadas 25 respostas. Os dados coletados no questionário evidenciam que a maioria considera o ensino presencial melhor em comparação ao remoto, e, complementarmente, a experiência com esta modalidade de ensino foi negativa. Em contrapartida, dados reuniram respostas variadas, especialmente aqueles referentes à experiência da volta às aulas presenciais e sobre a procura e/ou demanda por cuidados na saúde mental. Com a compreensão da sociedade contemporânea, marcada pela presença das tecnologias e pelo ideal de produtividade e desempenho, aliada aos relatos contidos nas respostas descritivas, foi possível compreender os principais elementos que caracterizam tais percepções, como por exemplo alterações nos padrões de trabalho e socialização, assim como no processo ensino-aprendizagem.