Desde a década de 60, o movimento das pessoas com deficiência luta por acessibilidade e inclusão em diversos setores da sociedade. A baixa visão, um nível de deficiência visual, representa um desafio na educação superior quanto à acessibilidade em sala de aula, materiais didáticos e permanência no curso. O artigo investiga a percepção dos estudantes com baixa visão sobre acessibilidade universitária e leis garantidoras, sem entrevistas. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, abrangendo legislação sobre acessibilidade para deficientes visuais e estudos em contexto universitário, além de análise de documentos e relatórios governamentais e não governamentais sobre acessibilidade na educação superior, sendo assim, metodologia empregada é qualitativa, exploratória e descritiva, baseada em revisão de literatura e análise documental. Os resultados mostram que, mesmo com leis e normas garantindo acessibilidade e inclusão de deficientes visuais na universidade, a implementação ainda é insuficiente, e muitos desafios persistem. O estudo destaca a necessidade de investimento em políticas de inclusão e acessibilidade por parte das instituições de ensino superior, garantindo recursos e serviços essenciais ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com baixa visão.