Este artigo busca analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação de licenciandos em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, identificando de que maneira suas ações de intervenção afetam o futuro da prática docente. O foco de nossa investigação empírica recai, mais especificamente, sobre as ações do Núcleo Sociologia (NS), durante os anos de 2018 e 2019. Este trabalho possui natureza qualitativa e realizou uma pesquisa exploratória e descritiva, baseando-se no seguinte percurso metodológico: (1) revisão de concepções e princípios que embasam o tema da formação docente; (2) análise documental do Edital CAPES 06/2018 e da Portaria CAPES nº 38, de 28 de fevereiro de 2018; (3) descrição das ações do Núcleo Sociologia, delineadas em Relatórios Finais. Com base no universo investigado, os resultados indicam que as intervenções do PRP à formação dos licenciandos em Ciências Sociais/UFPA podem ser assim delimitadas: oportunizou a articulação entre teoria e prática; elevou a formação acadêmica e profissional; aumentou a intenção à docência; possibilitou a criação de materiais didáticos e metodologias inovadoras; e promoveu a reflexão sobre o próprio fazer docente. Em conclusão, podemos afirmar que foi fundamental analisar práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PRP, pois, dessa maneira, se faz avançar pesquisas que envolvem os conflitos da formação de professores, bem como serve de parâmetro avaliativo à política de intervenção e sua adaptação para o futuro.