O Ensino de Sociologia na escola pública ao longo da história da sua oferta na educação de base sofreu alguns golpes e ressignificações, hoje ela está novamente nos currículos de formação escolar, porém com cicatrizes e lacunas, a partir delas devemos pesquisar e refletir uma maneira de consolidá-la como uma ciência importante para o ato de ler e interpretar a nossa própria história e como ela ocorreu. Ouvir as vozes e os pontos de visão é próprio da sociologia, a interdisciplinaridade é constituinte da disciplina no Brasil, inserida em ciências sociais no início, junto com política e antropologia, utilizou dos métodos científicos das ciências duras, e atualmente a linguagem e a arte tem sido objeto de leituras sociológicas. Essas leituras de mundo, do universo ficcional e do científico se unem na mentalidade e no dia a dia da sociedade, neste sentido cultura e sociedade se fundem por meio de particularidades que se tornam verdades quando passam a ser genéricas, ou seja, universais. A formação da sociedade brasileira como Estado republicano foi o foco nesta pesquisa para que em contraponto à uma obra clássica literária que traz um gênero capaz de espelhar o contexto geral da época para que possamos entender alguns conceitos que se consolidaram durante a nossa busca por modernidade e identidade nacional. Admirável Mundo Novo publicado em 1932 trouxe para a ficção a problemática das sociedades ideais, organizadas e controladas em choque com as não desenvolvidas ou modernizadas, por se tratar de uma obra de ficção científica, gênero literário que cria um enredo futurista e prognóstico com certa dose teórica e científica no suporte dos discursos do texto artístico, capaz de transfigurar uma realidade de um determinado tempo e espaço. O conceito de identidade nacional versus a ideia da construção do self e a consolidação de uma intelectualidade brasileira no campo acadêmico e artístico em relação a noção de primitivos e vulgares ao longo da nossa história social, política e econômica e os reflexos dessas concepções na prática docente e na conscientização dos alunos sobre alguns estigmas e estruturas a serem superados dentro de um Estado Democrático de Direitos.