Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92395
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 501
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID501_TB24_31032023225756.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO LUCAS AZEVEDO AMORIM PINANGE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO LUCAS AZE"
    "autor_email" => "bruno.azevedo@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92395
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 501
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID501_TB24_31032023225756.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO LUCAS AZEVEDO AMORIM PINANGE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO LUCAS AZE"
    "autor_email" => "bruno.azevedo@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.