Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica.