Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

“NÃO CABEMOS NA ESCOLA, MAS FAZEMOS CABER”: EXPERIÊNCIAS JUVENIS LGBT “DE AFRONTE” À CISHETERONORMA ESCOLAR

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Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Objetivando compreender a relação que jovens estudantes LGBT constroem com o universo educacional, considerando sua sexualidade e/ou identidade de gênero fora das normas hegemônicas como importante marcador da diferença que produz vivências particulares com o ambiente escolar, busco analisar como tais sujeitos experimentam o tempo da escola. Com destaque, neste texto, para aquelas experiências denominadas pelos próprios interlocutores como marcadas pelo “afronte”, isto é, de transgressão e subversão das normas de gênero. Para o entendimento de tal questão, foi utilizada a etnografia como norte central e técnicas de pesquisa como entrevistas semiestruturadas, conversas informais e a observação participante. Verifica-se que a estilística e a performance femininas, construídas em corpos lidos socialmente como masculinos, borrando as fronteiras inteligíveis do gênero, configuram-se como estratégias de sobrevivência em meio a um contexto hostil e que, visando (re)produzir os padrões de gênero, entendem tais corpos e subjetividades transgressoras como “problemáticas”. Embora tidos como “problema” e sob a pressão de uma pedagogia normativa do gênero, seu poder de agência produzem linhas de fuga que tornam a escola um lugar habitável, mesmo a contragosto dessa instituição.

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