Como a teoria feminista produzida por pensadoras negras nos ajuda a trabalhar em sala de aula questões que envolvem a desigualdade social? Com base nessa pergunta temos encontrado caminhos possíveis para desenvolver o ensino de Sociologia na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), nas dependências do IFPA (Campus Belém), em relação às temáticas de gênero e raça. A nossa proposta tem como objetivo geral compreender, a partir de observações em sala de aula e da análise de atividades avaliativas (relatos de experiência, desenhos, linhas do tempo e cartilhas), como são construídos os sentidos de pertencimento de alunas/os dentro e fora da instituição, e de que forma tais sujeitos tem refletido sobre os marcadores sociais de gênero e raça em suas vivências. Com efeito, tal proposta nos ajuda a refletir sobre o “lugar” da Sociologia na EBTT no sentido de apontar caminhos para uma educação do amanhã engajada, afetuosa e territorializada, baseada na valorização da diversidade e diferença de gênero e racial, constituindo vínculos fortes entre professoras/es e alunas/os e gerando, por conseguinte, um processo de confiança coletiva.