O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a intervenção pedagógica na busca proporcionar a produção de saberes com ações e práticas através das metodologias ativas na E.E.M. Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. A proposta surgiu da necessidade de estimular uma vivência da escola e das aulas de modo mais atrativo e agradável além de procurar ampliar o efetivo interesse e participação dos jovens os incentivando a realizar pesquisas científicas onde residem e visitas em locais históricos e culturais da cidade. A partir da construção e apropriação desse conhecimento é possível discutir sobre as funções da escola, pensar sobre os espaços da cidade e de si próprios enquanto agentes sociais. Foram aplicados questionários como forma de avaliação a respeito das ações desenvolvidas com os jovens dos 1° anos da escola. Eles demonstraram através de suas respostas o quanto o mesmo contribuiu para o processo de construção da aprendizagem, o quanto protagonizaram esse processo, o quanto o mesmo foi fundamental para novas descobertas, sendo responsável pela desconstrução e reconstrução de ideias acerca da cidade de Acaraú. Além de permitir a vivência dos jovens em espaços históricos e culturais importantíssimos, antes desconhecidos pela maioria dos jovens estudantes e agora vividos e inclusive tornando-se espaços de identificação juvenil, sendo associados a algo vivenciado em conjunto com as atividades escolares.