Este estudo é um relato de experiência docente no Ensino de Sociologia do Novo Ensino Médio (NEM) mediante a incorporação de eletivas de base a sua metodologia de ensino. Possui como lócus de estudo o Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves anexo IV- turno noturno, da zona rural por nome Rodagem, na cidade de Caxias-Maranhão. O texto apresenta reflexões iniciais da implantação do NEM de uma forma geral com teóricos que debatem a temática, e demonstra como foi a recepção e adesão da proposta pelos docentes desta região a partir de descrições detalhadas sobre os efeitos destas ações no ensino das devidas disciplinas especificadas. Para isto investigou as percepções de docentes da Língua Portuguesa e de Química que unanimemente deveriam trazer duas propostas de eletivas de base juntamente com a Sociologia a partir destas novas adequações na modalidade de ensino. Ressalta-se que o cenário de implantação do NEM, nesta escola, foi pós covid-19, momento este, em que muitos professores saíram de uma modalidade remota de ensino tendo que remodelar todo o aparato metodológico, inserindo novas tecnologias e desdobramentos, e passo a isto, encontravam-se sobrecarregados/as por questões físicos-emocionais pelas interfaces da condição de saúde à época. Fato que impôs à comunidade escolar estadual uma formação abrupta para docentes e diretores que ocorreu por meio da plataforma virtual youtube e repasse de materiais didáticos via whatsapp, acarretando séries de questionamentos e dúvidas sobre o NEM, como por exemplo, trabalhar eletivas de base, itinerários formativos, projeto de vida, mural dos sonhos, tutoria e ainda conciliar com conteúdos programáticos e cumprimento de cargas horárias tendo em vista a vulnerabilidade social dos alunos e alunas, e as condições financeiras e de acesso à localidade.