O tema do presente trabalho relaciona-se com a transposição didática e os conhecimentos prévios. A pergunta norteadora é: qual a importância do conhecimento prévio na transposição didática do ensino de Sociologia? Diante deste contexto, o objetivo da pesquisa foi refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores para investigar, valorizar e esclarecer os conhecimentos necessários para a compreensão da Sociologia. A compreensão do tema abordado teve respaldo na leitura de teóricos da educação (MOREIRA,1982) que tratam sobre a importância da aprendizagem significativa e a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes (AUSUBEL, 2003) e as evidentes desigualdades no processo de ensino (BOURDIEU; PASSERON, 1975), bem como a leitura de documentos referentes ao ensino de Sociologia. (BRASIL, 2008). Assim a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a investigação através de organizadores de aprendizagem, como diálogos sobre o contexto do assunto, mapas conceituais e até mesmo a aplicação de uma sondagem com perguntas e respostas são estratégias metodológicas importantes para integrar todos os estudantes na transposição didática. Referências AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução, elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.