Este trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou analisar os impactos da Eletiva “Racismo e Relações Étnico-Raciais”, oferecida como componente curricular da Escola de Ensino Médio Doutor César Cals, na cidade de Fortaleza – CE, no ano de 2022. Vale salientar que as Eletivas são parte integrante do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) implementado no ano de 2022 nas escolas brasileiras. Objetiva-se por meio deste, apresentar a construção curricular da referida disciplina e ainda os elementos de caráter político-pedagógicos considerados impactantes para os alunos. Para tanto, revisou-se, principalmente, os estudos sobre Educação das Relações Étnico-Raciais já concretizados por Beatriz Petronila Gonçalves (2005), Kabengele Munanga (2005) e Nilma Lino Gomes (2011). Como método, foi aplicado um questionário através da plataforma Google com perguntas abertas e fechadas junto aos alunos matriculados na disciplina. O resultado desta pesquisa permite perceber a potência da educação para as relações étnico-raciais na construção de um mundo mais humano através da valorização da história e da cultura afro-brasileira e do reconhecimento das diferenças étnicas que ao serem contextualizadas histórica e culturalmente, contribui para destruir o mito da “democracia racial” e refletir sobre dispositivos racistas herdados de nossa história.