O presente estudo propõe relatar e compartilhar a experiência da Programa Residência Pedagógica (PRP) nas turmas de ensino médio do Colégio Estadual Liceu do Ceará, no semestre 2023.1, em Fortaleza/CE. O papel do PRP nas escolas é fundamental para a aproximação e construção do diálogo entre Universidade e escola, além da contribuição com o vínculo entre teoria e prática. Nesse sentido, a partir da observação que foi realizada no primeiro semestre, no Liceu do Ceará os docentes e discentes descreveram as sensações que a Reforma do Novo Ensino Médio causou em todo o corpo escolar. Com o auxílio do Documento Curricular Refenrencial do Ceará (DCRC), o livro didático Identidade em ação e a obra Ensino de Sociologia: currículo, metodologia e formação de professores (OLIVEIRA et al, 2011) realizamos um exercício de reflexão acerca dos impactos relatados pelo corpo estudantil, corpo docente e a gestão. Para além dessas questões, analisamos a infraestrutura da escola que não segue os padroes estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o que distancia a teoria da prática, prática esta proposta pelo novo modelo de ensino médio, o que de certa forma faz necessário com que o livro didático seja o acesso mais democrático aos conteúdos e temas sociológicos. Além disso, tais problemáticas são fenômenos sociais presentes na escola e, ao não abordá-las reflexivamente, corre-se o risco de reforçar seu papel de agente reprodutor dessas desigualdades. Portanto, a proposta deste trabalho é compreender os aspectos que impactam o ensino-aprendizagem dos estudantes após as transformações propostas pelo novo ensino médio no PNLD.