Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

AS JUVENTUDES OCUPAM A ESCOLA: REFLEXÕES DOCENTES SOBRE AS JUVENTUDES NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DA MÚSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92390
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 40
    "titulo" => "AS JUVENTUDES OCUPAM A ESCOLA: REFLEXÕES DOCENTES SOBRE AS JUVENTUDES NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DA MÚSICA"
    "resumo" => "As juventudes ocupam as escolas no cotidiano, seja pelas múltiplas expressões culturais, seja pelas transgressões ou pelo simples estar na escola, viver algum ócio ali. Além da própria ocupação central como estudantes, com a qual convivem as relações de amizade, os afetos, a dinâmica entre turmas e galeras.Tomando a sociabilidade juvenil como dimensão central para pensar as juventudes, tal “ocupação” na escola é comunicada pelas culturas juvenis, expressas pelos agrupamentos identitários e estilos diversos (LIMA FILHO, 2020). A partir do trabalho docente com tais juventudes, notei o potencial da música como articuladora de reflexões sociológicas em sala de aula, como estratégia teórico-didática. Assim, nesta reflexão, revisito a relação entre jovens e sociologia na escola tomando a música como modo de pensar sobre os jovens na escola e na sala de aula a partir das vivências e saberes constituídos na sala de aula.Problematizar a realidade de modo sociológico através da música permite compreender as juventudes e seus diálogos com as representações sociais e teóricas do que é ser jovem.Que possibilidades de reflexão o olhar sociológico enseja no cotidiano escolar sobre os jovens?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID40_TB17_05062023193613.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MUNIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MUNIZ"
    "autor_email" => "autm100@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92390
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 40
    "titulo" => "AS JUVENTUDES OCUPAM A ESCOLA: REFLEXÕES DOCENTES SOBRE AS JUVENTUDES NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DA MÚSICA"
    "resumo" => "As juventudes ocupam as escolas no cotidiano, seja pelas múltiplas expressões culturais, seja pelas transgressões ou pelo simples estar na escola, viver algum ócio ali. Além da própria ocupação central como estudantes, com a qual convivem as relações de amizade, os afetos, a dinâmica entre turmas e galeras.Tomando a sociabilidade juvenil como dimensão central para pensar as juventudes, tal “ocupação” na escola é comunicada pelas culturas juvenis, expressas pelos agrupamentos identitários e estilos diversos (LIMA FILHO, 2020). A partir do trabalho docente com tais juventudes, notei o potencial da música como articuladora de reflexões sociológicas em sala de aula, como estratégia teórico-didática. Assim, nesta reflexão, revisito a relação entre jovens e sociologia na escola tomando a música como modo de pensar sobre os jovens na escola e na sala de aula a partir das vivências e saberes constituídos na sala de aula.Problematizar a realidade de modo sociológico através da música permite compreender as juventudes e seus diálogos com as representações sociais e teóricas do que é ser jovem.Que possibilidades de reflexão o olhar sociológico enseja no cotidiano escolar sobre os jovens?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID40_TB17_05062023193613.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MUNIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MUNIZ"
    "autor_email" => "autm100@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

As juventudes ocupam as escolas no cotidiano, seja pelas múltiplas expressões culturais, seja pelas transgressões ou pelo simples estar na escola, viver algum ócio ali. Além da própria ocupação central como estudantes, com a qual convivem as relações de amizade, os afetos, a dinâmica entre turmas e galeras.Tomando a sociabilidade juvenil como dimensão central para pensar as juventudes, tal “ocupação” na escola é comunicada pelas culturas juvenis, expressas pelos agrupamentos identitários e estilos diversos (LIMA FILHO, 2020). A partir do trabalho docente com tais juventudes, notei o potencial da música como articuladora de reflexões sociológicas em sala de aula, como estratégia teórico-didática. Assim, nesta reflexão, revisito a relação entre jovens e sociologia na escola tomando a música como modo de pensar sobre os jovens na escola e na sala de aula a partir das vivências e saberes constituídos na sala de aula.Problematizar a realidade de modo sociológico através da música permite compreender as juventudes e seus diálogos com as representações sociais e teóricas do que é ser jovem.Que possibilidades de reflexão o olhar sociológico enseja no cotidiano escolar sobre os jovens?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.