Nesta investigação, apresento o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Licenciatura em Ciências Sociais da UFG, mais especificamente o Subprojeto (2020-2022), para refletir o programa como possível fio condutor para a pesquisa e para formação de professores engajados com as questões das diferenças. Essa investigação surge de observações acerca: 1) do ingresso expressivo de egressos do referido edital em programa de pós-graduação, com propostas de pesquisas no campo da educação e/ou das diferenças; 2) do vínculo característico do PIBID-FCS-UFG com temáticas relacionadas às diferenças na educação. Invocando minhas experiências como bolsista do referido edital através das biografias narrativas, me aprofundo em algumas das atividades específicas previstas e realizadas no subprojeto de intervenção, junto à escola-campo; o Colégio Estadual Jardim América. Observo a potente relação entre PIBID, pesquisa e diferenças na educação, além de tratar-se de um espaço privilegiado para pensar questões que nos interpelam cotidianamente sobre modos de ser docente que possam atuar pela educação transformadora. Compreendo como as aspirações para transformação devem ser pensadas tendo em vista o terreno no qual o ensino formal se desenvolve, marcado pela extrema precarização do trabalho de profissionais da educação e de currículos e reformas articulados a um projeto bem executado de desmonte educacional, que fere os direitos a uma educação pública, gratuita e de qualidade.