Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

@ EXPLANA E COMPARTILHA: UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS DE INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA E PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS ENTRE ALUNOS (AS) NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92513
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 918
    "titulo" => "@ EXPLANA E COMPARTILHA: UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS DE INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA E PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS ENTRE ALUNOS (AS) NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa #Oquerolanaescola realizada na UFRRJ, nesse artigo buscamos discutir a relação entre o espaço escolar, a internet e os conflitos gerados a partir desse encontro. A escola é vista como uma instituição socialmente referenciada e importante para a formação de sujeitos, mas na contemporaneidade é experimentada pelos atores através de interações presenciais e virtuais. A internet, e seus inúmeros aplicativos e modos de uso, é considerada um meio produtor de símbolos e significados; no espaço escolar é utilizada na sociabilidade, aprendizado como também para produção de ofensas, notícias falsas e acusações, gerando desentendimentos, conflitos, violências, sofrimento físico e emocional. A metodologia para esta pesquisa consiste em trabalho de campo em escolas públicas de ensino médio em Seropédica e entrevistas com alunas/os. Entre os exemplos de conflitos registrados na pesquisa, um envolveu a difamação de imagem por meio de aplicativos como WhatsApp, TikTok e Twitter, enquanto outro foi causado por uma página de fofoca da escola, onde a menina foi “explanada” e a mesma ameaçou a colega, que iria botar um miliciano para matá-la caso não fosse excluída a página. Em ambos os casos, a escola não produziu um espaço de diálogo, aprendizado e administração dos conflitos. A pesquisa aponta para a necessidade de uma discussão mais cuidadosa sobre os usos das redes sociais e aplicativos de conversa no âmbito da sociabilidade juvenil no ambiente escolar"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID918_TB185_01052023191006.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS Ribeiro"
    "autor_email" => "lucasribeiro16silva@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92513
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 918
    "titulo" => "@ EXPLANA E COMPARTILHA: UMA ANÁLISE SOBRE PROCESSOS DE INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA E PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS ENTRE ALUNOS (AS) NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa #Oquerolanaescola realizada na UFRRJ, nesse artigo buscamos discutir a relação entre o espaço escolar, a internet e os conflitos gerados a partir desse encontro. A escola é vista como uma instituição socialmente referenciada e importante para a formação de sujeitos, mas na contemporaneidade é experimentada pelos atores através de interações presenciais e virtuais. A internet, e seus inúmeros aplicativos e modos de uso, é considerada um meio produtor de símbolos e significados; no espaço escolar é utilizada na sociabilidade, aprendizado como também para produção de ofensas, notícias falsas e acusações, gerando desentendimentos, conflitos, violências, sofrimento físico e emocional. A metodologia para esta pesquisa consiste em trabalho de campo em escolas públicas de ensino médio em Seropédica e entrevistas com alunas/os. Entre os exemplos de conflitos registrados na pesquisa, um envolveu a difamação de imagem por meio de aplicativos como WhatsApp, TikTok e Twitter, enquanto outro foi causado por uma página de fofoca da escola, onde a menina foi “explanada” e a mesma ameaçou a colega, que iria botar um miliciano para matá-la caso não fosse excluída a página. Em ambos os casos, a escola não produziu um espaço de diálogo, aprendizado e administração dos conflitos. A pesquisa aponta para a necessidade de uma discussão mais cuidadosa sobre os usos das redes sociais e aplicativos de conversa no âmbito da sociabilidade juvenil no ambiente escolar"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID918_TB185_01052023191006.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS Ribeiro"
    "autor_email" => "lucasribeiro16silva@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Este trabalho é fruto da pesquisa #Oquerolanaescola realizada na UFRRJ, nesse artigo buscamos discutir a relação entre o espaço escolar, a internet e os conflitos gerados a partir desse encontro. A escola é vista como uma instituição socialmente referenciada e importante para a formação de sujeitos, mas na contemporaneidade é experimentada pelos atores através de interações presenciais e virtuais. A internet, e seus inúmeros aplicativos e modos de uso, é considerada um meio produtor de símbolos e significados; no espaço escolar é utilizada na sociabilidade, aprendizado como também para produção de ofensas, notícias falsas e acusações, gerando desentendimentos, conflitos, violências, sofrimento físico e emocional. A metodologia para esta pesquisa consiste em trabalho de campo em escolas públicas de ensino médio em Seropédica e entrevistas com alunas/os. Entre os exemplos de conflitos registrados na pesquisa, um envolveu a difamação de imagem por meio de aplicativos como WhatsApp, TikTok e Twitter, enquanto outro foi causado por uma página de fofoca da escola, onde a menina foi “explanada” e a mesma ameaçou a colega, que iria botar um miliciano para matá-la caso não fosse excluída a página. Em ambos os casos, a escola não produziu um espaço de diálogo, aprendizado e administração dos conflitos. A pesquisa aponta para a necessidade de uma discussão mais cuidadosa sobre os usos das redes sociais e aplicativos de conversa no âmbito da sociabilidade juvenil no ambiente escolar

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.