Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ELEMENTOS PARA PENSAR O NOVO ENSINO MÉDIO. A OFERTA DO ENSINO MÉDIO PELA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO ENTRE 2009 E 2019: DADOS SOBRE ALUNOS, ESCOLAS, FLUXO ESCOLAR E PROFESSORES DE SOCIOLOGIA

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Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O novo ensino médio, atualmente em vigência nas escolas do país, foi aprovado no governo Michel Temer e mobilizou, para a aprovação, o discurso de urgência, de abandono imediato do modelo anterior que ‘não serve mais’. O ensino médio é uma etapa cursada por milhões de brasileiros e é decisivo para nossa juventude. A partir de dados do Censo Escolar iremos apresentar em dados como se comportou a rede pública estadual do Rio de Janeiro em comparação com dados nacionais entre 2009 e 2019. Apesar dos resultados preocupantes e que mostram que os estudantes de escola pública do Rio de Janeiro são usuários de uma rede pública pior do que boa parte das redes de outros estados do país, chegamos a quase 100% dos jovens de 15 a 17 anos dentro da escola em 2019, nacionalmente e localmente, um bom resultado e uma novidade. A Sociologia lidera a inadequação entre quem se forma e quem leciona na mesma área de atuação. A rede pública do Rio de Janeiro, sem respeitar a lei do Piso Nacional dos Professores, e cada vez mais recrutando de forma precária através de contratos ao invés de concursos públicos com vagas efetivas, tampouco tem ajudado a reverter essa situação.

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