Nos últimos anos diversas mudanças ocorreram no ensino médio, atingindo diretamente a Sociologia. O presente artigo busca compreender de que modo tais mudanças ocorrem no estado do Paraná. A recente reforma do ensino médio e a implantação da BNCC alteraram a organização dos sistemas de ensino. Associado a isso a organização escolar no Paraná vive uma intensificação de uma perspectiva gerencialista de organização escolar. O objetivo deste trabalho é comparar as legislações nacionais referentes a dois períodos no que tange ao ensino da Sociologia: o primeiro entre 2008 e 2018 tendo como referência documental as DCNEM, as PCNEM e as OCNEM a nível nacional e as DCE’s a nível estadual . O segundo período inicia-se em 2018 com a instituição da BNCC e as atualizações das DCNEM bem como a reforma do ensino médio a nível nacional e a publicação do Referencial Curricular para o Ensino Médio do paraná. Além destas será realizada uma análise bibliográfica se debruçando em autores como Laval (2016), Biesta (2013) e Ball (2020) que contribuem para a compreensão do atual contexto educacional. Constata-se preliminarmente que a Sociologia sofreu um profundo revés tanto com a reforma e a BNCC que reduz as especificidades da disciplina agrupando-a aos itinerários formativos bem como a nível estadual com a redução da carga horária da disciplina e o viés gerencialista da organização do ensino. Por se tratar de um trabalho em andamento, essas conclusões são preliminares.