Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de um estágio não-obrigatório do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, no período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019. O objetivo do estudo é relatar situações de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola particular em Fortaleza. Para a realização dessa pesquisa foram selecionadas algumas produções espontâneas e relatos da autora no período exposto, em quatro turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que correspondem a um dos anos escolares do Ciclo de Alfabetização. O embasamento teórico para análise de dados levam em consideração os estudos da Consciência Fonológica, a fim de relacionar com os conceitos da Alfabetização e os níveis da psicogênese, tais como Bryant e Bradley (1983), Ferreiro (1985), Gombert (1992) Ferreiro e Teberosky (1999), Adams et al (2006), Lemle (2007), Cagliari (2007), Soares (2021), Morais (2020), dentre outros. Os materiais apresentados pelos alunos do primeiro ano e relatos da autora indicam que o desenvolvimento da consciência fonológica ao longo do ano escolar contribui para a apropriação da notação alfabética e consequentemente, a aquisição da linguagem destes aprendizes. Portanto, organizar situações de aprendizagem em sala de aula colabora com o progresso na leitura e na escrita dos alunos do Ciclo de Alfabetização.