A diversidade é algo que caracteriza a construção da nação brasileira e é exatamente a partir dessa diversidade que deveria ser celebrada com grande entusiasmo e alegria que surge os elementos fundantes do racismo e do preconceito os quais são capazes de promover a segregação entre as pessoas. Na perspectiva de romper com esses elementos promotores da segregação diversos autores tem buscado com seus textos dos mais variados gêneros literários ajudar os leitores a perceber a beleza existente nesse contexto de diversidade. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo compreender como a literatura auxilia no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação. A construção deste texto surge à luz de uma pesquisa de cunho qualitativo que visou a identificar a partir das vivências e falas pedagógicas de uma professora que atua em uma escola da rede pública de Fortaleza-CE localizada na região periférica da referida cidade, a respeito da temática étnico racial e o uso da literatura infantil como principal ferramenta na construção de uma cultura antirracista com alunos do 1° ano do Ensino Fundamental. Nesse cenário, levantaram-se reflexões sobre o papel da literatura infantil no seu uso histórico, pedagógico, cultural e social. O processo de elaboração dessa pesquisa que aborda literatura e racismo teve aporte dos autores SILVA (2009), FÉNELON (1651-1710), COUTINHO (2008) SOARES (2020) e na Constituição Federal de 1988. Assim sendo, concluiu-se que a literatura é capaz de auxiliar no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação.