Este trabalho tem por finalidade analisar, pensar e propor sugestões didático-pedagógicas para práticas discursivas de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, levando em conta os conhecimentos sobre os novos modos de linguagem e o letramento multimodal crítico. Para esta investigação, iremos considerar a realidade dos povos quilombolas como pano de fundo. A ideia é que as propostas didático-pedagógicas interdisciplinares, oriundas de um projeto de letramento, partam do contexto de textos multimodais e possam valorizar a história, identidade, as tradições, a memória das comunidades quilombolas. O foco é, para tanto, os quatro eixos das práticas de linguagem: leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica. Esta, proposta, assim, a partir de competências e habilidades especificas, dispostas na BNNC (2018) e DCT (2019), estará fundamentada por campo de atuação/eixos, objetos de conhecimentos e sugestões pedagógicas. E escolhemos, para esta proposta, a realidade do Estado do Tocantins, com vista a contribuir pedagogicamente nas ações docentes, considerando as práticas discursivas de seus alunos, sobretudo, no que concerne à leitura e produção de textos multimodais, e possibilite o aluno reconhecer a identidade, cultura e geo-história das comunidades quilombolas do Estado.