O intuito deste trabalho é relatar experiências vividas numa sala de aula inclusiva por uma criança surda no contexto escolar, o intuito é contribuir no processo de alfabetização com técnicas voltadas para ajudar na comunicação e nas formas como esta criança pode processar as informações que recebeu durante a contação de história. Este relato aponta informações pertinentes ao desenvolvimento do processo de alfabetização do estudante em uma turma do 1º ano dos Anos Iniciais no município de Ipojuca- PE, no período de 2019, participaram o professor regente, como também o auxílio do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto foi organizado um planejamento prévio com a organização da contação, usou-se como embasamento teórico autores como Cavalcante (2002), Busato (2004) e Cisto (2015). A experiência mostra que trabalhos como este enriquece a prática para leituras, como também desperta o interesse dos discentes pelos livros, estimula a interação e a inclusão de crianças surda. Portanto, a intenção deste relato é contribuir de alguma forma com alfabetização das crianças no ciclo de alfabetização e proporcionar aos estudantes ambientes lúdicos de aprendizagem.