O Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC tem por fundamento a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão na Educação Superior. Em um quadro no qual as disciplinas do conhecimento ainda têm muita legitimidade, no campo científico, propor uma temática ou um trabalho que procure articular sinergicamente esse tripé universitário torna-se desafiador. O PET Pedagogia da UFCG iniciou um trabalho a partir da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry ([1943], 2018) e de suas releituras, desde o ano 2021. Trata-se de uma abordagem do letramento literário crítico, sob uma perspectiva pós-disciplinar, ao considerar temas e conteúdos de várias disciplinas, e agregativo, ao se utilizar de uma abordagem de aprendizagem espiralar e biográfica em vários cenários formativos. Inicialmente, realizamos a leitura da obra OPP, analisando coletivamente os principais temas, as matrizes discursivas de base e os gêneros literários, ampliando-se posteriormente para as releituras em uma busca ativa da literatura brasileira e estrangeira, que tinham como fonte de inspiração esse livro. Em um segundo momento, desenvolvemos um curso de extensão para alunos de licenciaturas, o que permitiu uma melhor interiorização e explicitação do saber do grupo PET como um todo. Finalmente, mais recentemente, temos ampliado o escopo dos livros analisados e realizado pesquisas tendo por base a Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008). Nisso derivou um mapeamento da produção de releituras e comentários, no Brasil, sobre OPP e análises dos vieses interpretativos decorrentes na literatura nacional e estrangeira. Ao todo, temos por base atualmente 08 livros no escopo de releituras e comentários do OPP, sendo 06 brasileiros e 02 estrangeiros. No Brasil, as releituras analisadas apresentam-se mais contextualizadas. A relação entre ensino, pesquisa e extensão propiciou um maior aprofundamento na leitura das obras, assim como nos estimulou aos processos de letramento na perspectiva de sequenciações expandidas.