O presente texto apresenta fatos e dados históricos sobre a constituição da Educação Especial na Rede Estadual do Ceará, desde a criação das primeiras instituições para meninos cegos, na data de 1942, quando o médico oftalmologista Doutor Hélio Góes Ferreira, ancorado no pensamento da época, fundou a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), hoje o Instituto dos Cegos do Ceará (LEITÃO, 2008), passando pela APAE de Fortaleza, inaugurada em 26 de outubro de 1976, até iniciativas mais recentes como a criação do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE), 1996 – Criação do Centro Integrado de Educação Especial, a LDB 9394/96 e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PEEPEI), de 2008, dentre outras. Metodologicamente, optamos por uma análise documental nas orientações e diretrizes da Seduc-CE. O estudo evidenciou que, em relação ao Censo Escolar, no Ceará-Fortaleza, houve um significativo aumento na matrícula; avanços no processo de inclusão e na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes da escola regular, ainda, que mantendo-se o sistema paralelo de Educação Especial. Assim, tomando como base a PNEEPEI, temos que esse documento apresenta garantias para a educação especial e para o AEE, de maneira complementar ou suplementar na escola.