No Estado do Ceará, durante o isolamento social, estudantes vivenciaram o ensino remoto, estratégia didática adotada em toda a rede pública de ensino a fim de amenizar os danos causados pela pandemia da Covid-19 na educação. A COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA está entre os materiais integrantes da rotina pedagógica adotada pelo MAIS PAIC - PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- ofertado pelo governo do Estado em regime de colaboração com os municípios, especificamente no ciclo de alfabetização, nas escolas municipais de Tianguá, Estado do Ceará. Percebendo que a escola possui papel fundamental para resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, foi criado em 2020 o projeto “Sexta Literária”. O objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições do projeto Sexta Literária na alfabetização e letramento dos alunos do ciclo de alfabetização. utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, a partir dos pressupostos teóricos formulados por SOARES (2010; 2011), BRENMAN (2012), COLOMER (2007), entre outros; e documental, analisando o projeto em execução pela rede municipal e os relatos de experiências dos professores durante os encontros formativos on-line. O Projeto Sexta Literária procura resgatar a cultura do Ceará através dos livros da Coleção Paic, Prosa e Poesia, escrita e ilustrada por autores cearenses selecionados através de concurso literário realizado pela Seduc, resgatando desta forma o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifique os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem dentro da realidade em que estão inseridos, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular o hábito de leitura.