A realidade digital, fenômeno de mudança social e de linguagem, proporciona um novo agir em sociedade e se torna evidente a influência dos usos de redes sociais, em diversos setores – um exemplo dessa influência é o TikTok, que, ao se tornar a plataforma mais utilizada em 2019, impulsionou a venda de livros indiciados por usuários dessa plataforma . Diante disso, esta pesquisa parte do seguinte problema: de que maneira a linguagem digital no TikTok pode contribuir para o ensino de literatura e práticas identitárias? Tendo como hipótese que a linguagem hipermidiática presente no TikTok possibilita evidenciar construções identitárias ao abordar a literatura, objetiva-se analisar a linguagem hipermidiática presente no TikTok para identificar práticas de construção identitárias através do uso da literatura nos discursos digitais. Como metodologia, é utilizada a investigação Redes Ego, que, de acordo com Recuero (2017), busca traçar uma rede social (TikTok) a partir de um determinado ator social (o usuário @yagofonte7). A pesquisa conta, também, como suporte teórico Santaella (2021) e Paveau (2021) ao abordarem a linguagem digital; Bakhtin (2016; 2017) e Volóchinov (2021) sobre literatura e a construção do enunciado e Monteiro (2021) sobre as potencialidades pedagógicas do TikTok. Esta pesquisa não busca finalizar as discussões sobre a linguagem digital, mas contribuir para uma reflexão sobre as potencialidades pedagógicas que essa linguagem, com seus recursos multissemióticos, pode proporcionar para o ensino, especialmente o de literatura.