BRINCADEIRAS E LETRAMENTOS: O PROFESSOR ALFABETIZADOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS
"2022-10-21 14:14:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92019 "edicao_id" => 298 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "BRINCADEIRAS E LETRAMENTOS: O PROFESSOR ALFABETIZADOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da importância do brincar no desenvolvimento da linguagem escrita e o problemático cenário de diminuição da brincadeira no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando as consequências dessa diminuição, discorremos acerca da importância das aprendizagens através do corpo, que tanto podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Buscamos demonstrar como o professor alfabetizador pode ser um mediador na inclusão das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, alicerçada na Teoria Histórico-Cultural. Para o alcance dos nossos objetivos buscamos referenciais do campo da educação e da psicologia. A partir do exposto, compreendemos a importância de considerar o sujeito em sua completude e suas diversas formas de se expressar e aprender com o corpo. As atividades e ações propostas na EI e nos primeiros anos do EF devem considerar essas singularidades, necessidades e interesses infantis. Observamos ainda que, a professora do EF tem em suas mãos o desenho e a brincadeira como elementos a serem explorados no processo de alfabetização e letramento, visto que são, a partir da Teoria Histórico-Cultural, partes fundamentais do processo de desenvolvimento da linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Desenvolvimento e Aprendizagem em Contextos de Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID554_TB50_12092022205925.pdf" "created_at" => "2023-02-07 10:01:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSICLEIDE MARIA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUSICLEIDE" "autor_email" => "susicvnt@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92019 "edicao_id" => 298 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "BRINCADEIRAS E LETRAMENTOS: O PROFESSOR ALFABETIZADOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da importância do brincar no desenvolvimento da linguagem escrita e o problemático cenário de diminuição da brincadeira no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando as consequências dessa diminuição, discorremos acerca da importância das aprendizagens através do corpo, que tanto podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Buscamos demonstrar como o professor alfabetizador pode ser um mediador na inclusão das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, alicerçada na Teoria Histórico-Cultural. Para o alcance dos nossos objetivos buscamos referenciais do campo da educação e da psicologia. A partir do exposto, compreendemos a importância de considerar o sujeito em sua completude e suas diversas formas de se expressar e aprender com o corpo. As atividades e ações propostas na EI e nos primeiros anos do EF devem considerar essas singularidades, necessidades e interesses infantis. Observamos ainda que, a professora do EF tem em suas mãos o desenho e a brincadeira como elementos a serem explorados no processo de alfabetização e letramento, visto que são, a partir da Teoria Histórico-Cultural, partes fundamentais do processo de desenvolvimento da linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Desenvolvimento e Aprendizagem em Contextos de Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID554_TB50_12092022205925.pdf" "created_at" => "2023-02-07 10:01:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSICLEIDE MARIA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUSICLEIDE" "autor_email" => "susicvnt@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 298 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "logo" => null "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 298 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "logo" => null "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 189 "edicao_id" => 298 "codigo" => "978-65-86901-91-7" "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png" "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "prefacio" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf" "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 189 "edicao_id" => 298 "codigo" => "978-65-86901-91-7" "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png" "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "prefacio" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf" "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }