O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da importância do brincar no desenvolvimento da linguagem escrita e o problemático cenário de diminuição da brincadeira no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando as consequências dessa diminuição, discorremos acerca da importância das aprendizagens através do corpo, que tanto podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Buscamos demonstrar como o professor alfabetizador pode ser um mediador na inclusão das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, alicerçada na Teoria Histórico-Cultural. Para o alcance dos nossos objetivos buscamos referenciais do campo da educação e da psicologia. A partir do exposto, compreendemos a importância de considerar o sujeito em sua completude e suas diversas formas de se expressar e aprender com o corpo. As atividades e ações propostas na EI e nos primeiros anos do EF devem considerar essas singularidades, necessidades e interesses infantis. Observamos ainda que, a professora do EF tem em suas mãos o desenho e a brincadeira como elementos a serem explorados no processo de alfabetização e letramento, visto que são, a partir da Teoria Histórico-Cultural, partes fundamentais do processo de desenvolvimento da linguagem escrita.