A pesquisa tem como objetivo compreender o processo de aquisição da leitura e escrita a partir da perspectiva da Pedagogia histórico-crítica. Para isso, é necessário a compreensão do problema da alfabetização no Brasil como fruto de um processo político e histórico. A pesquisa é de cunho qualitativa de pesquisas que relacionam a Pedagogia histórico-crítica com o processo de alfabetização. Compreendendo os aspectos macro, partimos para os fundamentos da Pedagogia histórico-crítica com estudos e pesquisas no campo marxista, que estão amparados no materialismo histórico-dialético, no trabalho como princípio educativo e na Psicologia histórico-cultural. Buscamos amparo teórico nos seguintes autores: Saviani (2013), Vigotski (2009), Luria e Leontiev (2006), Martins e Marsiglia (2015). Podemos concluir que a compreensão da alfabetização na perspectiva da pedagogia histórico-crítica irá diferir das demais teorias como o construtivismo e sociointeracionismo não pelos seus meios, uma vez que, como uma concepção dialética de educação, devemos incorporar o que as teorias educacionais produziram de relevante e buscar meios de superar suas limitações. A principal diferença da pedagogia histórico-crítica será em relação aos fins educacionais da alfabetização que deve proporcionar aos alunos a capacidade de leitura e escrita para compreender a sua cultura e tudo que foi produzido historicamente pela humanidade tornando-se um sujeito ativo, participativo e crítico frente aos problemas enfrentados no sistema capitalista.