Esta pesquisa tem como objetivo investigar a abordagem do gênero textual poema nos livros didáticos no 2° ano do ensino fundamental no Ceará, buscando compreender suas possíveis contribuições para a formação de leitores. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Marlene Carvalho (2001; 2010) e Magda Soares (2009; 2020) sobre educação literária e o gênero textual poema. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, especificamente a pesquisa do tipo documental, onde analisamos uma sequência didática de poemas constante em dois livros da editora Associação Nova Escola destinados ao 2º ano do ensino fundamental, cadernos do professor e aluno, referentes ao 1º Bimestre, 1ª edição, publicados em 2021. Os resultados desta investigação evidenciaram que a sequência didática analisada utiliza uma abordagem na perspectiva da educação literária. Concluímos que, de modo geral, a sequência investigada traz algumas possibilidades interessantes de exploração do gênero e consequente formação de leitores. No entanto, observamos que existe um enfoque maior no uso dos poemas como recurso para aprendizagem do sistema de escrita alfabética, considerando o maior número de aulas dedicadas a este fim. Defendemos a inclusão de mais espaços de leitura livre na sequência, sem ligação com nenhuma outra atividade a fim de aumentar o grau de fruição das crianças pelo texto literário uma vez que permitirá que o/a leitor/a leia apenas pelo puro prazer de ler.