Este trabalho busca investigar atividades envolvendo consciência fonológica na alfabetização com o objetivo de analisar de que forma as propostas de atividades no livro didático, voltado para as turmas de alfabetização da escola pública, contemplam o desenvolvimento de habilidades metafonológicas, através da diversidade de propostas que estimulem a reflexão consciente sobre o valor sonoro das palavras em seus diferentes níveis: léxico, silábico e fonêmico levando em consideração o contexto atual de alfabetização pós-pandemia. Procurou-se especificamente examinar quais atividades têm sido propostas para os alunos se apropriarem do sistema de escrita alfabética, identificar a importância que é dada à consciência fonológica no livro didático, verificar quais habilidades fonológicas estão sendo exploradas, certificar a presença da diversidade de atividades que contemplem os diferentes níveis de consciência fonológica, e por fim estabelecer uma discussão acerca dos pontos positivos e as lacunas existentes, refletindo sobre estratégias para uma abordagem adequada da consciência fonológica no livro didático a luz dos pressupostos de Morais (2012, 2020) e Soares (2019, 2021). A pesquisa enquadra-se no tipo qualitativa, na qual o corpus é composto pelo livro didático adotado na turma do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da escola pública da rede municipal de Fortaleza. Ao final, a pesquisa demonstra que o livro didático analisado contempla atividades que visam o desenvolvimento da consciência fonológica, porém explora com pouca diversidade as habilidades primordiais em cada um de seus níveis, sendo necessário a adaptação das atividades pelos docentes no sentido de amenizar essas lacunas.