A pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem da Consciência Fonológica em materiais didáticos do PNLD 2019-2022 adotados por escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará para o Ciclo de Alfabetização. Esta escolha do estudo pela Consciência Fonológica apresenta objetivos específicos, como a descrição das habilidades presentes nos materiais didáticos selecionados e a investigação das habilidades metafonológicas entre os livros. Nossa fundamentação teórica é construída pela discussão da Consciência Metalinguística até a Consciência Fonológica, a fim de relacionar com os conceitos da Alfabetização. O corpus do estudo apresenta materiais didáticos de duas coleções de Língua Portuguesa do Ciclo de Alfabetização do PNLD 2019-2022 que compreendem o primeiro ano do ensino fundamental adotados no município de Fortaleza, Ceará, ao todo, dois livros. A metodologia empregada é de caráter documental, quanto aos procedimentos adotados pela escolha dos materiais didáticos. A geração e estudo de dados, a pesquisa será classificada quanto à abordagem qualitativa, para analisar as habilidades da Consciência Fonológica que são mais recorrentes em cada material de duas coleções e construir de forma interpretativa os dados da pesquisa. Adota-se uma construção de uma tabela, de acordo com as relações comparativas dos sons da fala, principalmente das sílabas. Verifica-se, a diversidade de exercícios que trabalham os sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Logo, destaca-se a importância que as atividades de Consciência Fonológica têm para a aquisição da leitura e da escrita.