Este artigo tem como objetivo analisar os pressupostos teórico-metodológicos do ABACADA. O ABACADA é um método de ensino que é comercializado como método de alfabetização com foco na inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem e/ou deficiência intelectual, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia, o estudo utilizou a análise de conteúdo, apoiado em pressupostos de Laurence Bardin. O material empírico foi composto por materiais com orientações e recursos didáticos disponibilizados no site da idealizadora do ABACADA. A pesquisa mobiliza principalmente os campos teóricos da Alfabetização e da Educação Especial, a partir de estudos sobre alfabetização de pessoas com síndrome de Down e educação inclusiva. Os resultados apontaram que o método ABACADA dá preferência a estratégias de codificação e decodificação, por meio de ensino de base associacionista. Ele investe principalmente na aceleração do reconhecimento de sílabas por associação visual entre imagem da palavra e escrita da sílaba inicial. Não foi percebida a preocupação com a alfabetização em contexto de letramento e o ensino de habilidades metacognitivas. A partir desses resultados, discutem-se alguns princípios didático-pedagógicos para inclusão na escolha de estratégias didáticas para a alfabetização de crianças com Síndrome de Down, pautados em um viés anticapacitista.