Quando se fala em letramento literário é possível formular como conceito imediato, o conjunto de ações desenvolvidas com o intuito de integrar e aproximar o leitor a toda e qualquer forma de literatura como prática social. É possível afirmar que é principalmente por intermédio do ambiente escolar que as crianças passam a ter uma familiarização com o meio literário. As dificuldades para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nas turmas referentes ao Ciclo de Alfabetização da Educação Básica são comuns, mas é através do letramento literário que vem a acontecer o desenvolvimento da leitura significativa, com o encantamento que os livros trazem às crianças em suas linhas escritas. O presente trabalho busca apresentar como a coleção PAIC Prosa e Poesia auxilia no trabalho do professor alfabetizador em sala de aula na formação do leitor, de forma lúdica e encantadora, se configurando como uma ferramenta a mais para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças, sendo esta utilizada pelos (as) professores (as) na sua ação docente de forma dinâmica nos momentos da rotina pedagógica da sala de aula, como por exemplo, o aconchego literário. O referido trabalho baseia-se em um estudo bibliográfico sobre a temática em questão, bem como nas experiências vivenciadas, acompanhadas e relatadas pelos (as) professores (as) que atuam diretamente com alunos das turmas do Ciclo de Alfabetização. Para a realização desse trabalho serão utilizadas como fundamentação teórica as ideias de autores que abordam essa questão como, por exemplo: SOARES (2010,2011, 2006), COSSON (2018), COLOMER (2007). Como resultados trazidos por essa pesquisa ficam as reflexões e as contribuições feitas junto aos professores (as), com o intuito de ampliar os saberes docentes sobre a temática em questão.