O relato de experiência “O projeto maleta da leitura sob os fundamentos da teoria histórico-cultural” é fruto da nossa prática docente escolar articulada com os estudos realizados no decorrer do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. O presente estudo busca compreender os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural em sua articulação com a prática docente. Para tanto, entendemos que o referencial teórico que contempla com devido rigor as questões pertinentes a apreensão e desenvolvimento da leitura é a Psicologia Histórico-Cultural. Autores clássicos, como: Engels (2004); Vigotski (2009), Luria (1991), Lukács (2013), Leontiev (1978) nos possibilitam apreender a materialidade do ser social na relação com as significações postas no devir humano, como por exemplo, a apreensão e a compreensão do nosso código escrito. Apoiamo-nos também em intérpretes contemporâneos, que investigam a aquisição da leitura na esteira destes clássicos, como Feitosa, Moraes e Carmo (2021); Lima e Jimenez (2011); Mello (2010); dentre outros. Apontamos ainda, o trabalho como categoria de entificação do real existente somente no mundo dos homens, que chama à vida, a consciência, e o imperativo ontológico de transformação da natureza para o atendimento das necessidades humanas. Nessa esteira, destacamos, a linguagem falada e escrita como mediação imprescindível para o mundo socializado e para articulação indivíduo-generidade humana. Nesse escopo, O projeto Maleta da Leitura assume a mediação leitura-escrita com a realidade sócio-histórica do universo cultural humano, atuando na constituição do sujeito histórico e na construção de uma sociabilidade emancipada.