No Brasil e no mundo, a pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2) provocou uma grave crise sanitária e acentuou crises econômicas e políticas em escala global, impactando diferentes áreas da vida social. O campo da educação, sobretudo da educação pública, foi afetado de forma significativa. Sem muitas alternativas, instituições e profissionais da educação se viram obrigados/as a adaptar-se ao ensino, à pesquisa e à extensão de forma remota. Considerando essa conjuntura, o presente trabalho apresenta relato de experiência sobre uma ação de extensão realizada de forma remota no ano de 2020. Proposto pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens e Educação (GELINE/IFBA), o projeto de extensão “Leitura e produção de texto: pensar, sentir e criar” aconteceu por meio da plataforma Google Meet, tendo como público-alvo prioritário 63 (sessenta e três) estudantes do Ensino Médio de instituições públicas. O objetivo geral do curso foi contribuir para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, por meio de ações pedagógicas voltadas para (i) o aprofundamento teórico e conceitual no campo da linguagem; (ii) a compreensão de aspectos técnicos da produção escrita; (iii) o desenvolvimento de estratégias de leitura; e (iv) a intensificação do potencial criativo e autoral (GIROUX, 1997; BAKHTIN, 2011; STREET, 2014; ASSIS BRASIL, 2015; FAIRCLOUGH, 2016). As avaliações qualitativas dos/as discentes acerca do referido projeto de extensão foram positivas e demonstraram engajamento satisfatório com as práticas pedagógicas desenvolvidas.