O presente trabalho visa socializar resultados do trabalho exercido mediante o período pandêmico, ocasionado pela Covid-19, especificamente, a partir de fevereiro de 2021. Compondo o cenário mundial em que foram necessárias diversas modificações em todas as esferas sociais, o foco desta pesquisa é o cenário educacional, pois também tiveram que se adequar a essas mudanças rapidamente, tanto alunos e familiares, quanto professores e instituições. Assim, a pesquisa teve como base o trabalho realizado em uma escola de Luziânia, onde uma das autoras trabalha como docente, com o tema “Desafios da alfabetização com o uso de dispositivos digitais em uma escola em Luziânia – GO – progresso ou retrocesso?’ A realização dessa pesquisa foi importante, pois apresenta realidades enfrentadas pelas famílias, docentes e alunos mediante a pandemia da Covid-19. Cada um enfrentando suas dificuldades de forma peculiar e individual, no entanto, a instituição educacional realizava as atividades de ensino de acordo com as necessidades das famílias e alunos. Deste modo, a pandemia permitiu à sociedade aprimorar sua prática educativa firmando-se na tecnologia, os docentes tiveram que reaprender a ensinar, inserindo as tecnologias digitais, porém, é perceptível que após o isolamento social, a onda de violência tenha aumentado, talvez porque as pessoas estavam em suas casas neste período, contribuindo para que a intolerância familiar aumentasse. Portanto, foi necessário criar projetos que diminuíssem não somente a violência, mas a evasão escolar também. A escola teve que resolver muitos problemas que não lhe competiam: o problema com a internet, meio necessário, mas que muitas famílias não possuíam o de alimentação, já que o lanche não estava sendo consumido na escola e faltava nos lares e mesmo assim, poucos kits de alimentação foram distribuídos nesse período. Como as famílias fariam as atividades, sabendo que as crianças não conseguiam copiar do celular ou outro aparelho utilizado nas aulas remotas? A escola optou por abrir para entregar cópias xerox das atividades para as famílias carentes de recursos tecnológicos e oferecer ainda, as avaliações presenciais para as mesmas, como pode ser observado em algumas das imagens de alunos, disponibilizadas pelos responsáveis, realizando atividades em casa, sob orientação da professora e acompanhamento desses responsáveis.