Esta pesquisa apresenta reflexões sobre como a contação de histórias de literatura infantil se configura como um instrumento indispensável no processo de ensino-aprendizagem da leitura. Através da leitura, a criança passa a conhecer novos horizontes, novas perspectivas, torna-se um ser capaz de se relacionar consigo e com o mundo que a cerca. Foi motivada pela seguinte questão: Como a contação de histórias pode contribuir para a formação de leitores proficientes? Para responder à questão de pesquisa, delineamos o seguinte objetivo geral: Ressaltar a importância da contação de história como ferramenta didática na formação do leitor. Especificamente, traçamos: (i) verificar práticas de letramento literário, que promovam o ensino-aprendizado da leitura; (ii) analisar as contribuições da literatura infantil para formação de leitores; (iii) refletir sobre a importância da mediação do professor no processo de contação de histórias para desenvolvimento da leitura. Embasamos nossa pesquisa, que tem perfil bibliográfico, nos estudos de Cosson (2019), Kleiman (2012), Magalhães (2001), Ramos (2011), dentre outros. A leitura de textos literários é um dos meios indispensáveis para a formação intelectual, mental e social da criança, portanto a família e a escola devem unir esforços para incentivar e promover essa prática no seu cotidiano. O professor deve utilizar a criatividade e a ludicidade para promover a compreensão da história, uma vez que o texto, além de ensinar, conduz ao prazer de ler. Nesse ponto, acreditamos que contar histórias é um importante instrumento no processo de formação de leitores, pois a leitura está condicionada às práticas de letramento literário.