Alfabetizar nunca foi uma tarefa fácil, e sim muito complexa e delicada, pois, exige compromisso, seriedade, ludicidade e principalmente carisma pelo mundo encantado infantil de nossas crianças; dessa forma verbalizar o letramento e as linguagens no ambiente escolar infantil mediado por estratégias que envolve ferramentas digitais tecnológicas ainda é um grandes desafios de nossa atualidade, embora tenhamos experenciados momentos desta natureza durante a pandemia que ceifou muitas vidas por meio da covid-19 nos anos de 2019/2020. No presente trabalho, propomos uma discussão sobre as tecnologias e letramentos digitais como estratégias para facilitar a aprendizagem no ciclo de alfabetização na construção da leitura e escrita de crianças em processos de desenvolvimento escolar. O referido trabalho tem como objetivo mostrar estratégias lúdicas capazes de alavancar o processo de alfabetização e letramento de forma satisfatória. Defendemos uma educação infantil voltada para o uso das TIC,s em sala de aula como ferramenta e suporte pedagógico em que promova a integração entre os aspectos de aprendizagens significativas durante o processo de escolarização de nossos pequenos aprendentes por meio de inovações tecnológicas no fazer pedagógico; entendemos que o ciclo de alfabetização acontece de forma lenta, permanente e contínuo que constitui de desafios e possibilidades que será consolidado através de metodologias lúdicas e inovadoras. Utilizaremos como fundamentação teórica as ideias defendidas por KENSKY(2006), LIMA(2002), MARINHO(2015), CASTELLS(1999). Compreendemos que as tecnologias passaram a fazer parte quotidiano de nossas crianças enquanto ferramenta essencial para agilização nas tarefas escolares desenvolvidas por meio de recursos tecnológicos inovadores. As tecnologias digitais estão presentes em nossa vida, seja na escola, na rua, em casa ou no trabalho, fazemos uso destes equipamentos digitais sem que percebamos, portanto, sua aplicabilidade no ambiente escolar é de grande relevância para a inclusão digital de nossas crianças, a começar pelo o processo de alfabetização e letramento.