Este artigo tem como objetivo geral dialogar acerca das reflexões preliminares acerca do projeto “Leitura do mundo precede a leitura da palavra” desenvolvido na Escola Municipal Dinarte de Medeiros Mariz no Município de Brejinho/RN com a turma do 5 ano B. Elucidamos como objetivos específicos: apresentar a concepção de alfabetização e letramento; apontar como surgiu o projeto apresentado; e elucidar os desafios e horizontes do processo de ensino – aprendizagem a partir de um multiletramento pautado na realidade concreta dos estudantes. Para realizar esta reflexão inicial nos pautamos nos seguintes autores: Freire (2011, 2019), Ferreiro (2011), Soares e Batista (2005), Soares (2004), Rojo e Moura (2012), entre outros. Como perspectiva metodológica, optamos por uma abordagem qualitativa que segundo Gil (2007), permite a obtenção de novos conhecimento. Tomamos como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica e a descrição dos processo do projeto desenvolvido. Dividimos o texto em três momentos: primeiro debatemos a concepção de alfabetização e letramento que defendemos; em seguida apontaremos como o projeto surgiu e por fim, elucidaremos os desafios e os horizontes possíveis das aprendizagens a partir da pluralidade e multiletramentos que ampliem os campos de mediações para o ensinar e o aprender. Apesar dos desafios devido a realidade social dos estudantes, o projeto possibilita um caminho possível de aprendizagem.