SILVA, André Luiz Da. . Cultura Escolar em Tempos de Pandemia... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/92119>. Acesso em: 23/11/2024 14:26
Na atualidade o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa é altamente impactado pela necessidade do uso das Tecnologias Digitais da Informação, as (TDIs), por parte dos professores. Tal realidade é ocasionada pela necessidade da promoção da alfabetização e letramento digital dos educandos, oportunizando assim a inclusão digital por meio da educação. Este trabalho traz um estudo sobre ensino de Língua Portuguesa e memória. O objetivo desta pesquisa é o de informar como um jogo educativo digital de Língua Portuguesa de memória pode proporcionar a melhoria do ensino/aprendizagem do conteúdo de ortografia como também sua aplicação para o desenvolvimento da memóira de crinças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fudamental 1.A metodologia utilizada para a produção desta pesquisa é de caráter bibliográfica, a qual utilizamos pensamentos de autores que versam sobre conceitos teóricos voltados para o ensino de Língua Portuguesa e memória. As análises sobre o uso de um jogo educativo digital como suporte de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e de desenvolvimento da memória foram produzidas a partir de uma investigação em um corpus real, o Jogo da Forca, um jogo educativo digital de Língua Portuguesa de memória que trabalha o ensino/aprendizagem do conteúdo de ortografia. Os resultados deste estudo apontam para a afirmativa de que o Jogo da Forca proporciona o ensino/aprendizagem do conteúdo de ortografia da Língua Portuguesa de forma lúdica exigindo o conhecimento e a memorização de letras, o que possibilita o desenvolvimento do processo cognitivo da memória no educando. Outra descoberta é a de que participando do jogo o educando é incentivado a lembrar como se escreve uma determinada palavra por meio de uma tarefa a ser realizada. Esta atividade exige o desempenho da memória, pois é justamente este processo cognitivo o responsável por armazenar a informação sobre como se escreve a palavra a ser descoberta.