Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática enquanto estratégia de trabalho a partir do gênero cordel como proposta de trabalho para o 5º ano do Ensino Fundamental. A pretensão da pesquisa foi trazer à tona significações da própria atuação profissional como docente do sujeito-pesquisador a partir da experiência em sala de aula. Enquanto aportes bibliográficos fomos ao encontro do referencial teórico pertinente a temática em estudo, para tanto trazemos (FREIRE, 1989) com o sentido do ato de ler enquanto instrumento transformador do sujeito e do seu próprio meio; (LARROSA, 2002) nos inspirando a pensar nas oportunidades que nos chegam enquanto experiência; (JOSSO, 2010) com a noção de experiências itinerantes, da importância de pensar a respeito daquilo que nos acontece no cotidiano, contribuindo com a perspectiva da autoformação enquanto voltamos os sentidos para o trabalho com o letramento. E, como contribuição central trazemos (COSSON, 2012) enquanto referencial para pensarmos uma proposta de trabalho que potencialize a nossa atuação junto aos sujeitos; entre outros autores. Enquanto perspectiva metodológica nossa pesquisa se configura como sendo exploratória, de caráter qualitativo. Como conclusão, esperamos que a iniciativa do trabalho possa contribuir com nossa própria prática e com a atuação de terceiros. Que os professores percebam que é possível realizar um trabalho com sentido, significado e potente a partir da sequência básica proposta por (COSSON, 2012). Que este seja apenas um despertar para que possamos continuar perspectivando uma educação transformadora, comprometida com o fazer pedagógico, social e político.