A docência na Educação Superior possui muitos desafios. Um desses desafios é o desenvolvimento da profissão que exige a necessidade de um aprendizado constante. As reflexões sobre esse nível de ensino têm mostrado a importância de discussões sobre a identidade docente. A relevância de uma reflexão sobre a docência na Educação Superior, seus protagonistas, professores e professoras, e sobre melhores condições de práticas pedagógicas se configura, um desafio a ser traçado no intuito do comprometimento com a educação superior. Esse artigo tem como objetivo geral: discutir a formação do professor e da professora da Educação Superior; e específicos: i) conceituar os saberes docentes necessários para a formação nesse nível de ensino; ii) analisar a formação pedagógica do professor de Instituições de Educação Superior. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e categorizado os seguintes saberes para análise: saber pedagógico, saber conteudístico e saber existencial. Conclui-se que as questões referentes ao trabalho docente, tais como as características e as competências relacionadas à docência devem constituir o docente profissional, um professor e uma professora que, comprometido com a construção do conhecimento nas Instituições de Educação Superior, afastarão práticas que não fazem parte de um processo de ensino e aprendizagem significativo como: passividade, omissão, desinteresse e reprodução. Em contrapartida, valorizarão a pesquisa, a análise, a produção, a criação, a leitura e o aprofundamento nas discussões.