O Componente Curricular de Língua Portuguesa, em nosso país, desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (BRASIL, 2018), vem sendo discutido e orientado por uma concepção interacionista dialógica de linguagem, texto-enunciado e gêneros discursivos os quais se relacionam com a prática pedagógica, em sala de aula, a partir de situações reais de uso da língua. Na sucessão desse documento, a Associação dos Municípios do Oeste do Estado do Paraná (AMOP, 2019), publicou uma Proposta Pedagógica Curricular que em seu compartimento sobre o ensino do Componente Curricular de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica é norteada pelas ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Esses documentos norteiam-se numa concepção interacionista e dialógica de linguagem, com base no discurso como prática social, concebe o texto na sua condição de enunciado e encaminha para o uso dos gêneros discursivos em sala de aula como instrumentos para o ensino do Componente Curricular de Língua Portuguesa. Para tratar dessa temática requer, que regressemos nosso olhar de pesquisadora para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, este estudo analisa os dois documentos, buscando responder a seguinte questão: Existe um diálogo entre a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e a Proposta Pedagógica Curricular (AMOP,2019) voltados para o ensino do Componente Curricular de Língua Portuguesa? No intuito de respondê-la, se propôs como objetivo geral: relacionar as orientações teórico-metodológicas da, Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e da Proposta Pedagógica Curricular (AMOP, 2019) observando a concepção de Produção de linguagem, de texto-enunciados e de gêneros discursivos que orienta o ensino do Componente Curricular de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais da Educação Básica. Na perspectiva de dar conta desse estudo investigativo, realizei uma pesquisa qualitativa, inscrita na Análise Dialógica Discursiva, focada nos documentos dos excertos da BNCC e da Proposta Pedagógica Curricular da AMOP. Já a base teórica do estudo sustenta-se em autores do próprio Círculo de Bakhtin – tais como Bakhtin e Volochinov (2014[1929]), Volochinov (2013[1930]) e Bakhtin (2011[1979]) –, além de outros que explicam suas teorias Cerutti-Rizzatti (2011) e Miotello (2014). Os resultados indicam que ambos documentos estabelecem relação com objeto de estudo, pautam-se pelas mesmas concepções de texto-enunciado, de gênero discursivo, e de uma concepção interacionista e dialógica de produção da linguagem.