Nessas últimas décadas, o clássico “O Pequeno Príncipe” (OPP) de Saint-Exupéry ([1943], 2018) tem sido revisitado e possibilitado várias releituras em diversos campos do conhecimento. Isso também tem acontecido no campo religioso, notadamente no universo cristão católico, no qual análises desse livro e reescritas têm sido propostas. Este trabalho analisa comparativamente três obras do cenário católico que lançam mão desse livro clássico, como livros comentários (GRUN, 2020; SOUZA, 2017) e uma proposta de releitura (BARBOSA NETO, WITKOWSKI 2018), considerando as principais temáticas desenvolvidas, suas aproximações ou distanciamentos com OPP, os aportes teóricos e conceitos de base. Para tanto, inspiramo-nos na análise textual dos discursos (ADAM, 2008) e na análise de conteúdo por categorias. Entre os livros analisados, “O Pequeno Príncipe no Mosteiro” (BARBOSA NETO, WITKOWSKI 2018) apresenta uma narrativa com uma grande reformulação, de modo que o menino ensinante de OPP transforma-se em um aprendente das virtudes cristãs em um mosteiro, passando por um processo de catequização. A comunidade monástica é idealizada, enquanto o pequeno príncipe reflete sobre seus erros. Por outro lado, as outras obras podem ser compreendidas como comentários. O livro “Jesus e o Pequeno Príncipe” (SOUZA, 2017) centra-se na temática da transformação humana mediante o encontro, em uma perspectiva experiencial e reflexiva. A Psicanálise de base freudiana se evidencia em reflexões esparsas e deslocadas do contexto da obra de Freud e de seus seguidores, pontua-se sobretudo a questão familiar, o amor e os distanciamentos humanos. Finalmente, o livro de Grün (2020), “O pequeno príncipe para gente pequena e gente grande” tem uma base mais espiritualista e humanista, fazendo várias reflexões sobre as principais temáticas do OPP, notadamente de caráter meditativo. Em conclusão, podemos verificar que OPP tem sido apropriado com diferentes propósitos no universo católico, havendo mais distanciamentos do que aproximações com essa obra clássica.