Trata-se da leitura de duas peças teatrais que dialogam, sob o ponto de vista de da construção de uma memória cultural, através da inserção de personagens que fazem parte do imaginário das brincadeiras populares: a saber o reisado e o bumba meu boi. Em Baile do menino Deus (2016), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, somos levados a um auto de Natal em que um grupo de brincantes estão à procura da casa onde estaria abrigado Jesus, objetivando celebrar o seu nascimento. Nessa mesma esteira, em Folguedos Natalinos (2004), da dramaturga Lourdes Ramalho, somos apresentados aos personagens que fazem parte do imaginário do bumba-meu-boi que buscam celebrar, através da dança, a chegada do menino. Assim, através desse recorte temático, busca-se analisar as aproximações e diálogos de um mundo às avessas presentes nos folguedos populares que são incorporadas nessas duas peças teatrais pela inserção de personagens como o Boi, o Mateus, a Catirina, a Burrinha, entre outros, de modo que se reconheça a valorização da herança cultural que pode ser recuperada por uma possível leitura-interpretação dos textos dramatúrgicos no contexto escolar. Sendo assim, busca-se compreender de que modo o texto dramatúrgico, transitando entre os espaços de leitura e representação, pode contribuir para a relação das áreas da literatura e do teatro. Evidencia-se, pois, que a interação para a soma do conhecimento e fruição estética de obras literárias para jovens e crianças encontra na sala de aula um espaço de diálogo incentivado pela leitura encenada.