Artigo Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-96-2

HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) SIMPÓSIO 01: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MUTAÇÃO: ESCRITURAS HÍBRIDAS EM FOCO
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91860
    "edicao_id" => 310
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE"
    "resumo" => "Summertime (2009) é o terceiro volume da trilogia Scenes from Provincial Life, do escritor sul-africano J. M. Coetzee. No romance, o biógrafo Vincent se interessa por detalhes da vida privada de John Coetzee (personagem ficcional que está morto) e conduz entrevistas com pessoas próximas a ele. Além das entrevistas, Summertime é composto por trechos de diário de John Coetzee, o personagem; mostrando-se, assim, uma narrativa híbrida, característica típica da literatura contemporânea. Para além dos diferentes modos de narração, a partir de uma análise estrutural, este estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre os diferentes tipos de hibridismo em Summertime, Como aporte teórico, usamos pesquisas de Linda Hutcheon (1998), Fredic Jameson (1991) e Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos literários de Roland Barthes (1987) e Umberto Eco (1991). Em Summertime, o hibridismo se apresenta em diversas esferas do romance. A própria narrativa mesclada entre entrevista e diário traz uma pluralidade de vozes e representações de narradores, diferenciando-se, inclusive, dos volumes anteriores. Ainda, as características e os limites da ideia de gênero literário são problematizados, posto que a obra mistura elementos de narrativas autobiográficas, confessionais, epistolares, ficcionais e de testemunho, por exemplo. Nesse sentido, essa obra autobiográfica (ou outrobiográfica) coetzeana representa uma ruptura formal e estética dos limites entre ficção e realidade, nos levando a (re)pensar nas potencialidades e possibilidades da literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "SIMPÓSIO 01: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MUTAÇÃO: ESCRITURAS HÍBRIDAS EM FOCO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID26_TB11_28102022183629.pdf"
    "created_at" => "2023-02-03 10:23:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WIZNIEWSKY AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jpwamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas"
    "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50"
    "publicacao_id" => 102
    "publicacao_nome" => "Revista GELCCO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91860
    "edicao_id" => 310
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE"
    "resumo" => "Summertime (2009) é o terceiro volume da trilogia Scenes from Provincial Life, do escritor sul-africano J. M. Coetzee. No romance, o biógrafo Vincent se interessa por detalhes da vida privada de John Coetzee (personagem ficcional que está morto) e conduz entrevistas com pessoas próximas a ele. Além das entrevistas, Summertime é composto por trechos de diário de John Coetzee, o personagem; mostrando-se, assim, uma narrativa híbrida, característica típica da literatura contemporânea. Para além dos diferentes modos de narração, a partir de uma análise estrutural, este estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre os diferentes tipos de hibridismo em Summertime, Como aporte teórico, usamos pesquisas de Linda Hutcheon (1998), Fredic Jameson (1991) e Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos literários de Roland Barthes (1987) e Umberto Eco (1991). Em Summertime, o hibridismo se apresenta em diversas esferas do romance. A própria narrativa mesclada entre entrevista e diário traz uma pluralidade de vozes e representações de narradores, diferenciando-se, inclusive, dos volumes anteriores. Ainda, as características e os limites da ideia de gênero literário são problematizados, posto que a obra mistura elementos de narrativas autobiográficas, confessionais, epistolares, ficcionais e de testemunho, por exemplo. Nesse sentido, essa obra autobiográfica (ou outrobiográfica) coetzeana representa uma ruptura formal e estética dos limites entre ficção e realidade, nos levando a (re)pensar nas potencialidades e possibilidades da literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "SIMPÓSIO 01: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MUTAÇÃO: ESCRITURAS HÍBRIDAS EM FOCO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID26_TB11_28102022183629.pdf"
    "created_at" => "2023-02-03 10:23:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WIZNIEWSKY AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jpwamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas"
    "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50"
    "publicacao_id" => 102
    "publicacao_nome" => "Revista GELCCO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de fevereiro de 2023

Resumo

Summertime (2009) é o terceiro volume da trilogia Scenes from Provincial Life, do escritor sul-africano J. M. Coetzee. No romance, o biógrafo Vincent se interessa por detalhes da vida privada de John Coetzee (personagem ficcional que está morto) e conduz entrevistas com pessoas próximas a ele. Além das entrevistas, Summertime é composto por trechos de diário de John Coetzee, o personagem; mostrando-se, assim, uma narrativa híbrida, característica típica da literatura contemporânea. Para além dos diferentes modos de narração, a partir de uma análise estrutural, este estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre os diferentes tipos de hibridismo em Summertime, Como aporte teórico, usamos pesquisas de Linda Hutcheon (1998), Fredic Jameson (1991) e Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos literários de Roland Barthes (1987) e Umberto Eco (1991). Em Summertime, o hibridismo se apresenta em diversas esferas do romance. A própria narrativa mesclada entre entrevista e diário traz uma pluralidade de vozes e representações de narradores, diferenciando-se, inclusive, dos volumes anteriores. Ainda, as características e os limites da ideia de gênero literário são problematizados, posto que a obra mistura elementos de narrativas autobiográficas, confessionais, epistolares, ficcionais e de testemunho, por exemplo. Nesse sentido, essa obra autobiográfica (ou outrobiográfica) coetzeana representa uma ruptura formal e estética dos limites entre ficção e realidade, nos levando a (re)pensar nas potencialidades e possibilidades da literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.