VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91738 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 1316 "titulo" => "VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Governos, instituições de ensino, professores, alunos e responsáveis têm feito um esforço paralelo para minimizar as consequências do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente as práticas de ensino. A tecnologia foi fundamental para auxiliar o trabalho dos professores no "novo normal", mas ainda é vista como uma ferramenta controversa, na medida em que pode se tornar um fator excludente — quando, por exemplo, nem todos os alunos possuem condições financeiras para usufruir dela, ou quando lhes falta o letramento digital. Muito conteúdo está disponível na internet, para aprender os mais variados assuntos, mas nem tudo é de qualidade e, assim como as informações que rapidamente circulam em redes sociais, nem tudo está correto ou corresponde à realidade. Para o professor de língua estrangeira, parece que a internet "abriu as janelas para o mundo", de forma que é possível ver vídeos, programas de TV, ler textos de jornal, ouvir podcasts, tudo em língua estrangeira, muitas vezes em tempo real. Também os materiais didáticos se tornaram mais acessíveis graças à internet e a cada dia mais e mais são produzidos e disponibilizados. Tanta oferta leva a outro problema: como selecionar os materiais, de acordo com o nível, os objetivos, o público-alvo? Como atentar para o que é protegido por direito autoral? Como encontrar os recursos que melhor auxiliem o professor em seu trabalho diário? Há várias plataformas de recursos educacionais abertos (REA), mas contraditoriamente ainda assim às vezes é difícil encontrar materiais, especialmente em se tratando de línguas menos estudadas. Este trabalho apresenta as possibilidades da plataforma MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) e discorre sobre suas vantagens e deficiências. A plataforma possui algumas singularidades, como a seleção de materiais com revisão por pares, o que lhe confere grande credibilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1316_TB329_07112022130027.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE EDUARDA BRASIL DE SÁ" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.eduarda@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91738 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 1316 "titulo" => "VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES" "resumo" => "Governos, instituições de ensino, professores, alunos e responsáveis têm feito um esforço paralelo para minimizar as consequências do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente as práticas de ensino. A tecnologia foi fundamental para auxiliar o trabalho dos professores no "novo normal", mas ainda é vista como uma ferramenta controversa, na medida em que pode se tornar um fator excludente — quando, por exemplo, nem todos os alunos possuem condições financeiras para usufruir dela, ou quando lhes falta o letramento digital. Muito conteúdo está disponível na internet, para aprender os mais variados assuntos, mas nem tudo é de qualidade e, assim como as informações que rapidamente circulam em redes sociais, nem tudo está correto ou corresponde à realidade. Para o professor de língua estrangeira, parece que a internet "abriu as janelas para o mundo", de forma que é possível ver vídeos, programas de TV, ler textos de jornal, ouvir podcasts, tudo em língua estrangeira, muitas vezes em tempo real. Também os materiais didáticos se tornaram mais acessíveis graças à internet e a cada dia mais e mais são produzidos e disponibilizados. Tanta oferta leva a outro problema: como selecionar os materiais, de acordo com o nível, os objetivos, o público-alvo? Como atentar para o que é protegido por direito autoral? Como encontrar os recursos que melhor auxiliem o professor em seu trabalho diário? Há várias plataformas de recursos educacionais abertos (REA), mas contraditoriamente ainda assim às vezes é difícil encontrar materiais, especialmente em se tratando de línguas menos estudadas. Este trabalho apresenta as possibilidades da plataforma MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) e discorre sobre suas vantagens e deficiências. A plataforma possui algumas singularidades, como a seleção de materiais com revisão por pares, o que lhe confere grande credibilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1316_TB329_07112022130027.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE EDUARDA BRASIL DE SÁ" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.eduarda@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }